Entre os dias 22 e 30 de junho os pesquisadores Luis Poersh e Eduardo Secchi realizaram uma missão para Bruxelas, Belgica. Na ocasião foram realizadas reuniões para tratar da fase 2 da proposta a ser encaminhada a Comunidade Europeia, no âmbito do edital H2020 BlueEco. O encontro foi realizado no escritório do consulado da Noruega entre representantes da FURG e demais parceiros da Noruega, Escócia, Irlanda, Espanha, Bélgica e França. A proposta apresentada pelo consorcio foi aprovada em primeiro lugar na fase 1 e se aprovada na etapa final poderá receber até 8 milhões de euros.
 
Ainda, foi realizado um encontro na sede da empresa INVE AQUACULTURE, para tratar de parcerias entre a FURG e a empresa, cujo interesse é testar produtos na linha de nutrição animal (peixes e camarões) e o desenvolvimento em conjunto de tecnologias de produção super-intensiva de camarões. Foram discutidas possíveis pesquisas a serem desenvolvidas ainda este ano (convenio a ser assinado nos próximos dias) e a possibilidade de pós-graduação (doutorado) para pesquisadores da empresa, que tem forte vertente na área de pesquisa.  Os pesquisadores também tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Laboratório de Aquacultura da Universidade de Ghent, cujo coordenador é o Dr. Peter Bossier. Durante palestras proferidas em Ghent foi discutido sobre as possibilidades de intercâmbio de alunos e pesquisadores entre as duas instituições, assim como possibilidades de co-tutela e dupla titulação. Também foram apresentados  os principais resultados das pesquisas realizadas na FURG, na área de aquacultura, finalizando com uma discussão entre pesquisadores dos dois países e alunos de pós-graduação. 
 
Como resultado final da missão ficou estabelecida a ida de um aluno do PPGAqui para a Universidade de Ghent, com possibilidade de dupla titulação, um convenio formal entre a empresa INVE e a FURG, e a participação da FURG na proposta H2020 BlueEco.