A FURG foi uma das 36 instituições de ensino e pesquisa, de todo o país, contemplada no Edital Capes-PrInt. A proposta da universidade envolveu seis programas de Pós-graduação: Oceanografia Biológica; Oceanografia Física, Química e Geológica; Aquicultura; Engenharia e Ciências do Alimento; Ciências da Saúde; e Enfermagem. Com isso, a FURG marca sua presença entre as universidades com maior potencial para a Internacionalização, avalia o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi. “A inserção da FURG no Programa PrInt marca um novo momento para a pesquisa e, especialmente, para a Pós-graduação da universidade, e também consolida estratégias definidas na Política e no Plano de Internacionalização institucionais aprovados recentemente”, destaca o pró-reitor.

O tema do Projeto Institucional de Internacionalização (PII) “Sustentabilidade em Ecossistemas Costeiros e Oceânicos: Cluster de Excelência no Extremo Sul do Brasil” alinha-se aos temas contemporâneos e de relevância globais, evidenciados em políticas intergovernamentais. As Nações Unidas declaram os oceanos como alvo da Meta 14 “Vida abaixo d’água” (Sustainable Development Goal - SDG 14) na Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030. Esta importância dos oceanos para o equilíbrio do clima e para a segurança da vida na Terra fez, ainda, com que as Nações Unidas declarassem 2020-2030 como a Década dos Estudos Oceanográficos. Assim, considerando: i. as dimensões da Zona Econômica Exclusiva brasileira, com uma superfície de ca. 3,7 milhões de km2, e todo seu potencial para atender demandas nacionais em temas estratégicos para o país, como segurança alimentar e ambiental, previsão climática, bio e geoprospecção, energias alternativas, biodiversidade, dentre outras;  ii. a excelência comprovada da FURG nos assuntos relacionados ao mar; e iii. o alinhamento dos 4 eixos temáticos do PII-FURG (Bio/Geodiversidade e Bio/Geoprospecção Marinha; Segurança e Qualidade Alimentar dos Recursos do Mar; Mudanças Climáticas e Impactos em Ecossistemas Marinhos e Costeiros; e Saúde Humana em Ecossistemas Costeiros) com as iniciativas globais e a vocação institucional da FURG – uma universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos –, a Capes aprovou o PII-FURG, permitindo assim que a universidade fortaleça seu protagonismo latino-americano nos assuntos relacionados ao mar.

 

O Capes PrInt é um Projeto Institucional que tem por objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições contempladas nas áreas do conhecimento por elas priorizadas; estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas à pós-graduação; ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação das instituições contempladas; promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos, pós-doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu com cooperação internacional; fomentar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional; e integrar outras ações de fomento da Capes ao esforço de internacionalização.

 

Veja abaixo o depoimento do Presidente da CAPES, Abilio Baeta, sobre o Projeto: