Elaborada por Vanice Rodrigues Poestere orientada pela Profª. Drª. Melissa Orzechowski Xavier, a teseintitulada “Esporotricose: distribuição espacial e enfrentamento da doença no sul do Rio Grande do Sul, diagnóstico molecular e avaliação do potencial terapêutico de compostos químicos em fungos do complexo Sporothrix” recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2022 da área de MEDICINA II. A pesquisa teve como enfoque a esporotricose por Sporothrix brasiliensis, uma micose emergente no Brasil e de alta prevalência na região sul do Rio Grande do Sul. Esta, que foi a primeira tese do PPG em Ciências da Saúde (PPGCS) da Faculdade de Medicina a receber essa distinção,está inserida dentro da linha de pesquisa intitulada Estudo de Doenças Infecto parasitárias,sendo uma das sete linhas de pesquisa do PPGCS.

 

A temática da esporotricose felina e zoonótica, constitui-se em uma das principais linhas de pesquisa do Grupo de Micologia Médica da FAMED-FURG, cujos estudos vêm sendo desenvolvidos há mais de uma década. A egressa atuou junto ao Grupo durante grande parte de sua formação acadêmica, realizando pesquisas para seu trabalho de conclusão de curso (TCC) e obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas pela FURG, para sua dissertação e obtenção do título de Mestre pelo PPGCS-FURG, e para a respectiva tese premiada.

 

A tese abordou diferentes vertentes da problemática da esporotricose, evidenciando o atual cenário alarmante desta enfermidade na saúde pública da região sul do RS;fornecendo subsídios para o enfrentamento desta micose que resultou na implementação de uma Rede de Assistência Pública a esporotricose humana no município do Rio Grande/RS, cujo impacto social foi significativo, auxiliando na resolução de problemas locais. Além desta importante contribuição na rede de assistência em saúde, o trabalho de doutorado se preocupou em investigar novos métodos diagnósticos, bem como, novas opções terapêuticas para a micose. Parte do estudo foi desenvolvido com colaboração de pesquisadores internacionais de excelência, a qual foi proporcionada pela participação da orientadora Dra. Melissa Orzechowski Xavier como Professora Visitante no California Institute for Medical Research, CA, EUA, pelo Programa CAPES-PRINT-FURG.

 

Quanto à produção técnico-científica, um total de nove artigos científicos foram publicados em periódicos de relevância internacional na área (média fator de impacto 2,542) e um pedido de patente foi depositado.

 

Vanice aponta que os resultados da tese contribuíram para o desenvolvimento científico e social, cujos estudos foram desenvolvidos no âmbito tanto da ciência básica quanto aplicada, com retorno direto à sociedade e a comunidade local, bem como com geração de dados inéditos que somam ao enfrentamento da problemática regional e nacional da esporotricose.Além disso, ela enfatiza a importância de um ensino superior público de excelência como o ofertado pela FURG para formação de profissionais e pesquisadores, o que proporciona o amplo acesso para estudantes oriundos de escolas públicas, como é o seu caso, contribuindo para redução das desigualdades sociais. Aponta também que essa distinção recebida tem uma importância significativa na representação das mulheres na ciência, as quais fazem a diferença como pesquisadoras nas distintas áreas do conhecimento.

 

Vale destacar que além da Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022, a pesquisa de doutorado da pesquisadora Vanice recebeu outras distinções, como o prêmio “IRA F. SALKIN Award 2020”, vinculado a “International Society for Human and Animal Mycology (ISHAM)”, que conferiu o destaque de melhor artigo publicado no ano de 2020 no periódico Medical Mycology (FI: 2.822) por um jovem pesquisador para o artigo intitulado “Potential use ofNikkomycin Z as ananti-Sporothrix spp. drug”.Este prêmio conferiu subsídio para apresentação do estudo no“21st Congressofthe ISHAM” que ocorrerá em setembro deste ano em Nova Delhi, Índia, contribuindo para visibilidade internacional do PPGCS e da FURG. Em adição, dois destaques de melhores trabalhos apresentados foram recebidos em Congressos Científicos Internacionais de alta relevância na área (20th Congressofthe ISHAM– 2018, Amsterdã, Holanda e 17th Infocus–2019, Salvador, Brasil), ambos de artigos que compuseram a tese: “Antifungal activity of diphenyl diselenide alone and in combination with itraconazole against Sporothrix brasiliensis” e “TreatmentofHumanSporotrichosisCausedbySporothrix brasiliensis”.

 

A pesquisa vai ao encontro de objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), especialmente em consonância com o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar). Em paralelo, direta e/ou indiretamente a tese aborda e contribui com outros ODS, como ODS 4 (fomentando a educação de qualidade), ODS 9 (fomentando a inovação), e ODS 10 (contribuindo para redução das desigualdades no quesito acesso a saúde).

 

Atendendo às recomendações da CAPES, o Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) vem, nos últimos anos, lançando editais internos para a indicação de teses ao Prêmio Capes de Teses. Esta iniciativa tem fomentado os egressos de doutorado a se candidatarem nos editais internos e esta demanda tem crescido ano a ano, aponta o Professor Flavio Rodrigues, coordenador do PPGCS.

 

A tese da Vanice foi selecionada nesse edital interno para representar o PPGCS, e posteriormente contemplada junto a demais 144 teses no edital Prêmio Capes de Teses dentre um total de 1.266 teses inscritas. Cerca de 10% das teses premiadas neste Edital (15/145) foram desenvolvidas em Universidades Federais situadas no nosso estado Rio Grande do Sul. A pesquisadora Vanice autora da tese premiada, e a Professora Melissa na qualidade de orientadora, destacam a honra em receber essa importante distinção e com ela representar a nossa Universidade Federal do Rio Grande (FURG), uma entre duas das únicas Instituições Públicas Federais do interior do estado contempladas no edital.“Que essa conquista seja um estímulo a todos a enfrentar os desafios durante o percurso, sempre com resiliência, determinação e responsabilidade para que possamos garantir o futuro da nossa Ciência de qualidade!” destacam as pesquisadoras.

   

Sobre o Prêmio Capes de Teses

 

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

 

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.O edital contempla uma tese em cada uma das áreas de avaliação da CAPES com o Prêmio CAPES de Tese, e duas teses de cada área com a Menção Honrosa. Ao todo foram 49 teses contempladas com o Prêmio e 96 com a Menção Honrosa, totalizando 145 teses premiadas, oriundas das distintas regiões do país.