O artigo foi liderado pelo aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB) e bolsista do PrInt Juliano Coletto. O estudo utilizou análise de isótopos estáveis para estudar a dieta e os movimentos do bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) no Atlântico Sudoeste. “Nosso estudo preenche uma lacuna importante sobre a ecologia deste importante recurso pesqueiro nacional”, observa Juliano. Além de quantificar as fontes energéticas da dieta, os resultados indicam que o bonito-listrado permanece por alguns meses nas áreas de alimentação da região sul, e realiza movimentos sazonais de acordo com as mudanças na temperatura da água do mar nesta região. 

O artigo teve a cooperação internacional do Dr. Seth Newsome, da Universidade do Novo México. “A participação do Dr. Newsome neste estudo foi fundamental para que extraíssemos o máximo de informações do conjunto de dados, bem como para a formação do Juliano” acrescenta a Dra. Silvina Botta, co-autora do estudo e co-orientadora do Juliano. O artigo é uma contribuição do Projeto Bonito, que foi coordenado pelo Dr. Lauro Madureira, e teve apoio do edital de Pesquisa Marinha, implementado pelo FUNBIO.

Coletto et al., 2021. Isotope-based inferences of skipjack tuna feeding ecology and movement in the southwestern Atlantic Ocean