Em dezembro de 2019, as docentes Adriane M. Netto de Oliveira da Escola de Enfermagem e Andrea von Groll da Faculdade de Medicina realizaram missões de trabalho para a divulgação do PrInt–FURG: SUSTENTABILIDADE EM ECOSSISTEMAS COSTEIROS E OCEÂNICOS: UM CLUSTER DE EXCELÊNCIA NO EXTREMO SUL DO BRASIL com ênfase na temática Prevenção e Controle de Enfermidades e Agravos que Acometem a Saúde Humana e Sua Qualidade de Vida em Ecossistemas Costeiros junto a Universidades e Institutos de Pesquisa no Canadá e Europa.

A Profª Adriane esteve de 02 à 12/12/2019 na Universidade de Quebéc em Outaouais (UQO), Canadá; onde teve a oportunidade de apresentar o PrInt-FURG para docentes do Departamento de Ciências em Enfermagem e do Curso de Psicologia, bem como visitar o Laboratório de Ensino do Curso de Enfermagem e o Hospital Geral em Gatineau/Quebéc. Conforme a Profª Adriane: “- a missão foi de extrema relevância para a possibilidade de restabelecer o convênio entre a UQO e a FURG, a fim dos pesquisadores de ambas instituições trabalharem conjuntamente em projetos de pesquisa, assim como a possibilidade de cotutela no doutorado e a vinda de uma professora como visitante na FURG.”

A Profª Andrea realizou a missão de 07 a 17 de dezembro de 2019, apresentando o PrInt-Furg para pesquisadores e docentes do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em Portugal; da Universidade Católica de Leuven, Universidade de Gent e Universidade da Antuérpia na Bélgica e na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres na Inglaterra. A docente relata que os pesquisadores destas instituições se impressionaram com as potencialidades da FURG, considerando a sua vocação relacionada ao ecossistema costeiro e oceânico. Eles mostraram-se interessados em cooperações interinstitucionais, com ênfase para o intercâmbio de estudantes de doutorados e pesquisadores e na construção de propostas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o controle de enfermidades de importância para a população costeira. Cabe salientar que os professores das Universidades de Gent e da Antuérpia destacaram o interesse institucional para acordos de cotutela e de dupla diplomação como consolidação das cooperações desenvolvidas que integrem programas de pós-graduação stricto sensu.